quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Campanha Momento Negro: Lista negra...





 



Lista negra


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lista negra é uma lista, ata ou registro de alguma entidade ou pessoa física, que por qualquer razão nega algum privilégio, serviço, participação ou mobilidade de alguém ou de alguma entidade em determinada situação, período de tempo ou lugar.
O termo é famoso historicamente, e se tornou de uso comum, por denominar a relação de pessoas que foram perseguidas ou proibidas de exerceram sua profissão sob a acusação de serem comunistas, pelo Comitê de Investigação de Atividades Anti-Americanas do Senado dos Estados Unidos, no período de “caça as bruxas” do Macartismo, nos anos 1950 nos Estados Unidos, no auge da Guerra Fria. A mais famosa destas perseguições se deu entre a comunidade da indústria do cinema e do entretenimento. Todos aqueles que se negavam a depor ou eram considerados suspeitos de afinidade ideológica com o comunismo, ou mesmo confessavam sua filiação ao Partido eram proibidos de trabalhar para os grande estúdios.
Os primeiros a serem incluídos nela foi um grupo conhecido como "Os Dez de Hollywood", a maioria deles escritores ou roteiristas, que se recusaram a depor perante o comitê sob a acusação de terem um dia sido ligados ao Partido Comunista Americano. O mais famoso deles foi o escritor Dalton Trumbo, que por doze anos foi obrigado a escrever sob pseudônimos e através de testas de ferro para sobreviver. Trumbo, respeitado intelectual e escritor, foi o autor do roteiro do filme Spartacus, de Stanley Kubrick, de 1960, escrito sob pseudônimo. Martin Ritt, anos depois, numa comédia de humor negro, Testa de Ferro Por Acaso, também conta a história de Trumbo e seus companheiros durante este período sombrio da história americana.
Muitos eram indiciados pelo Comitê e entravam nesta lista negra devido a denúncias de seus próprios colegas de cinema. O diretor Elia Kazan, um dos grandes nomes da época, é historicamente acusado de ser um dos principais delatores de companheiros ao Comitê e muitos anos depois provocou um dos momentos mais polêmicos da história das cerimônias da Academia, quando homenageado com um Oscar especial por sua carreira, foi recebido pelo auditório presente com um misto de aplausos, protestos e vaias por sua alegada participação no episódio.
Entre outros nomes famosos que integraram a lista negra do Macartismo, um período de inquisição, suspeitas e temor na sociedade americana, chefiado pelo senador Joseph McCarthy, estavam a escritora Lillian Hellman e o ator John Garfield.

Informática

Em informática, usa-se o termo lista negra para designar uma lista de e-mails, endereços IP ou até mesmo domínios, que identificam fontes de spam. Freqüentemente torna-se útil esse auxílio com o intuito de restringir todos os elementos de uma rede que inspiram desconfiança de spam.

Referência bibliográfica (em inglês)

  • James J. Lorence. The Suppression of Salt of the Earth. How Hollywood, Big Labor, and Politicians Blacklisted a Movie in Cold War America. University of New Mexico Press: 1999. ISBN 0-8263-2027-9 ISBN 0-8263-2028-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário