quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CAMPANHA MOMENTO NEGRO: VOCÊ SABE O QUE É HUMOR NEGRO?

VOCÊ SABE O QUE É HUMOR NEGRO?


Humor negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde outubro de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O humor negro é um subgênero do humor que utiliza situações consideradas por muitos como de mau gosto ou politicamente incorretas, preconceituoso, usualmente de natureza mórbida, para fazer rir ou divertir o público menos susceptível. Entre os temas retratados pelo humor negro estão a morte, o suicídio e o preconceito racial (geralmente abordando etnias excessivamente vitimizadas pelo status quo ou por algum evento histórico que façam os outros grupos vê-los como supostas "vítimas" implicitamente).

Na música

Há diversos grupos musicais que se baseiam no humor negro para criar suas letras, os quais por vezes acabam tornando-se fenômenos na rede, onde há menos bloqueio da mídia. Como exemplos, no Brasil, pode-se citar Rogério Skylab, músico que aborda abertamente temas tidos como anti-higiênicos ou anti-éticos em geral e a U.D.R. , um trio de Belo Horizonte que aborda satiricamente temas como satanismo, anti-cristianismo, violência extrema, homoerotismo, escatologia, abuso de drogas, etc.

Filmes

Matadores de Velhinhas, filme britânico de 1955 readaptado em 2004, é uma das obras de humor negro mais conhecidas do cinema, assim como Dr. Strangelove (Brasil: Dr. Fantástico), de 1964 e Mash, de 1970, Harold and Maude, filme americano de 1971.

Desenhos

Mistureba, Ren & Stimpy, e Invader Zim também podem ser considerados deste gênero, pois muitas vezes tentam provocar risadas com a dor dos personagens. Mundo Canibal, The Simpsons, Hora de Aventura, Family Guy (Uma Família da Pesada), Beavis and Butt-head, American Dad, Drawn Together, Ugly Americans, The Cleveland Show, Happy Tree Friends e South Park também são considerados por muitos como de humor negro.

Literatura

Na literatura, destaca-se o toque de humor negro em títulos como Clube da Luta e O Sobrevivente, dentre outras. Algum sarcasmo também apresenta o movimento realista na descrição da alienação e dos vícios humanos, incluindo Machado de Assis, que escreveu algumas de suas obras em tom irônico como Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil). O sarcasmo também foi usado por muito dos filósofos mais iconoclastas, como é o caso do alemão Nietzsche e do famoso guerreiro Dolla.
Na literatura brasileira contemporânea, há diversos usos do recurso. O livro Dedo Negro com Unha, do escritor amazonense Daniel Pellizzari, sintetiza a paródia e a ironia enquanto mote. A novela O cheiro do ralo, do quadrinista e escritor paulistano Lourenço Mutarelli, aborda de forma exacerbada a utilização do humor negro.

Na televisão

Como exemplos de produções televisivas que se utilizam do humor negro, a série Weeds figura entre o gênero: uma dona de casa viúva que vive em um subúrbio, que se torna uma vendedora de maconha para seus vizinhos para bancar sua vida. Piadas envolvendo a vida, o câncro, a sexualidade, a religião, entre outros, é constante. Outra série em que os personagens se utilizam do humor negro é Two and a Half Men, em especial o protagonista Charlie Harper (interpretado por Charlie Sheen).

Ver também

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

É INTERESSANTE ACOMPANHAR AS DISCUSSÕES SOBRE O ASSUNTO 

Discussão:Humor negro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casseta e Planeta NÃO é humor negro, e esses outros programas citados tambem não

Na minha concepção está tudo errado, Humor negro não "debocha" de nada, pode ate fazer isso, mais com um proposito de mostrar aquela realidade, Humor negro não faz "piadinha" e sim tenta fazer humor atravéz de cituações que não seriam engraçadas na vida real, como a morte de uma pessoa. A introdução está basicamente certa, mais quando chega na parte dos exemplos esta tudo errado, Casseta e Planeta, Hermes e Renato, pra mim isso não tem nada de humor negro, Exemplos que sei que é humor negro (Black comedy), Series: Six Feet Under, Dead Like Me. Filmes: Death at a Funeral, e deve ter mais varios outros. Por isso vou retirar a parte de exemplos do Brasil, também a parte de filmes, porque "American Pie", "Matadores de Velhinha" pra mim isso é comédia, não Humor Negro, a parte da Literatura parece estar certa, por isso continua. Se alguem apresentar provas com citações, ect de que isso que estava lá e humor negro podem voltar, mais realmente não acho que seja. 201.80.113.20 (discussão) 12h26min de 20 de Dezembro de 2007 (UTC)
Ta, disseram que prejudicou o artigo, pra mim prejudica um artigo é passar informações erradas ou duvidosas. Bem eu tentei.201.80.113.20 (discussão) 13h04min de 20 de Dezembro de 2007 (UTC)

Humor negro não é necessariamente humor politicamente incorreto

Prezados,
a definição de humor negro está mais parecida com a de humor politicamente incorreto, o q ele não costumava ser. ver, por exemplo, a definição em inglês:
Black comedy, also known as black humour is a sub-genre of comedy and satire where topics and events that are usually treated seriously — death, mass murder, suicide, sickness, madness, terror, drug abuse, rape, war, terrorism etc. — are treated in a humorous or satirical manner.
tenho a impressão q o lado mais forte do humor negro é a morbidade, a doença, a morte. e não o abuso do outro.
o q os editores pensam ?
Obrigado,
-- Hgfernanmsg 05h41min de 8 de Julho de 2007 (UTC)
Concordo, não acho que "casseta e Planeta" seja humor negor, nada a ver com os filmes e seriados black comedy que ja vi, como disse ali, acho que é mais ligado a assuntos que as pessoas não gostam de tratar, como morte (principalmente, quase sempre esta presente) entre outros... casseta e planeta é nada aver com isso, as pessoas tem mania de achar que esses programas, que devem ser como disse ali "humor politicamente incorreto" esse humor depressiativo, que degride a imagem de outras pessoas, como humor negro, eu não acho que seja. Espero que algum moderador, editor, nao sei como funciona isso, mude.
E quem disse que sarcasmo é humor negro? Humor negro é fazer piada com temas tabus, como morte e doenças. Sarcasmo involve uma ironia um pouco mais forte.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário